Perguntas Frequentes - Políticas PrestaBR

1. O que é o Padrão PrestaBR?

É um conjunto de adaptações e melhorias dentro da PrestaShop, para que a loja virtual esteja adequada para sua utilização no Brasil, tais como:

  • Cadastro de Pessoa Física com campo "CPF" e Pessoa Jurídica com "CNPJ"/"IE" (Caso esteja ativa a opção B2B)
  • Configuração desses campos de documentos para que sejam exibidos no Admin da loja (Nos dados do cliente, nos pedidos, etc.)
  • Preenchimento automático do endereço do cliente a partir do CEP, no cadastro da loja, com consulta a banco de dados próprio da PrestaBR
  • Ajuste no cadastro do produto para emissão de NF-e (Campos como NCM, Origem da Mercadoria e Substituição Tributária), que podem ser utilizados na integração com sistemas de emissão automática de NF-e
  • Configuração do cadastro de endereço com os campos "Número" e "Complemento" e visualização desses campos no Admin da loja (No endereço do cliente, nos pedidos, etc.)
  • Formatação automática e validação do telefone fixo e celular (incluindo o DDD e o dígito 9 para celular), para evitar que o cliente não preencha o telefone de contato, ou o informe incorretamente (Autopreenchimento)
  • Inclusão do preço parcelado nas listas de produtos (Página de Categorias, Promoções, Novidades, etc.), na página do produto e no resumo do carrinho, de acordo com a necessidade da sua loja virtual
  • Entre outros detalhes que fazem muita diferença no seu dia-a-dia

2. Como funciona o plano de manutenção mensal da minha loja virtual pela PrestaBR?

Nosso plano padrão de manutenção mensal inclui as demandas mais comuns de qualquer loja virtual:

  • Administração do servidor de hospedagem da loja virtual, visando manter o bom funcionamento do sistema em tempo integral
  • Administração de Backup diário do servidor: Arquivos de Sistema e Bando de Dados
  • Otimização/Limpeza periódica do Banco de Dados da loja virtual, visando otimizar a performance
  • Ajustes básicos no layout da loja virtual, sempre que necessário (Alterar posições de módulos e elementos, ícones, botões, corrigir pequenos, bugs, etc)
  • Assistência técnica total para operar o Back Office do sistema (Painel de Gerenciamento da PrestaShop), promoções e funcionalidades da loja virtual
  • Instalação/Configuração de módulos (Gratuitos ou fornecidos pelo cliente)
  • Criação de ambiente de homologação separado (cópia da loja, por ex.: www.minhaloja.com.br/homologacao/), caso seja necessário para testar algum módulo ou nova funcionalidade
  • Atualização de versão da sua loja virtual PrestaShop quando necessário ou recomendado. Após rigorosos testes, informaremos a possibilidade de atualização. É importante ressaltar que a implementação da atualização se dará dentro da mesma série da versão, por exemplo, se a sua loja virtual estiver na versão 1.6.0 a atualização ocorrerá dentro dessa versão, 1.6.0 para 1.6.1 e assim por diante. Essa atualização do sistema não inclui a atualização do tema da sua loja virtual. Para eventuais atualizações para verões mais recentes fora da série, por exemplo, para a versão 1.7.0, é necessário realizar a atualização do tema, eventuais módulos e funcionalidades, requerendo orçamento
  • Atendimento personalizado para solução de problemas ou dúvidas, por E-mail, Telefone, Celular, SMS, Skype, WhatsApp. Fora do horário comercial, atendimento somente por E-mail

Outras opções podem ser incluídas, de acordo com a necessidade da sua loja virtual. Basta nos informar que analisaremos a viabilidade e custo da solução.

Com exceção de rotinas automáticas, por exemplo, como o monitoramento do servidor, backup e limpeza, todas as demandas devem ser solicitadas formalmente, por E-mail.

Os outros meios de comunicação (Telefone, Celular, SMS, WhatsApp e Skype) são válidos, mas não registram demandas.

As solicitações mais simples são atendidas em até 48hs.

Demandas mais complexas, terão um prazo de atendimento acordado para cada solicitação.

IMPORTANTE:
Solicitações Urgentes como loja virtual fora do ar, ou problemas críticos como processamento de pagamentos, deverá ser informado imediatamente e será priorizado para atendimento imediato.

Em caso de dúvidas Fale conosco

3. Tem problema hospedar minha loja em um servidor compartilhado?

Sim. É como colocar um motor de fusca em uma Ferrari!

Dependendo do host podem ocorrer muitos problemas com o funcionamento da loja virtual em geral.

Ter um bom servidor é fundamental para que sua loja virtual funcione perfeitamente. É a infraestrutura base da sua loja virtual.

Servidores compartilhados geralmente possuem limitações que atrapalham o bom funcionamento da loja virtual.

Em nossos projetos recomendamos que você contrate um servidor próprio - VPS ou Dedicado ou Auto-escalável (Jelastic ou Aws) - de acordo com a necessidade da sua loja virtual.

Os servidores recomendados são sempre escaláveis, isto é, caso seja necessário, sua infraestrutura pode ser melhorada sem a necessidade de migração da loja virtual ou o desligamento momentâneo do host.

4. Ao fazer minha loja com a PrestaBR ela automaticamente estará integrada com ERP e MarketPlaces?

Não. Apesar de ser altamente recomendada, a integração com ERP e/ou MarketPlaces é um serviço separado, totalmente independente do desenvolvimento da sua loja virtual e não está incluido no custo de nossos Planos Bronze e Prata.

O nosso modelo de integração funciona através de módulo exclusivo e todo o processo é controlado pela PrestaBR. Também oferecemos suporte a qualquer ajuste necessário à estrutura da sua loja virtual para que tudo funcione perfeitamente.

Em caso de dúvidas Fale conosco

5. Ao escolher um dos planos eu posso utilizar qualquer solução da PrestaBR?

Infelizmente não. Cada plano possui suas características e soluções, de acordo com a tabela de planos disponível na página inicial, e na página dos planos.

6. Quando eu escolho um plano "Prata" ou "Ouro", o desenvolvimento do meu layout exclusivo (ou identidade visual) já está incluso?

O desenvolvimento do tema está incluido. O layout, não.

Não podemos confundir o layout da loja virtual (As imagens de como cada página da sua loja deve ficar quando estiver pronta) ou a identidade visual da sua empresa com o tema da loja.

O desenvolvimento do tema consiste na programação para que sua loja fique visualmente idêntica a essas imagens definidas com o designer (parceiro da PrestaBR ou não) e, claro, totalmente funcional.

7. Eu já tenho uma loja virtual PrestaShop. Posso apenas integrá-la com os MarketPlaces?

Sim. A integração com ERP e/ou MarketPlaces é um serviço separado, totalmente independente dos nossos Planos de desenvolvimento de lojas virtuais.

O nosso modelo de integração funciona através de módulo exclusivo e todo o processo é controlado pela PrestaBR. Também oferecemos suporte a qualquer ajuste necessário à estrutura da sua loja virtual para que tudo funcione perfeitamente.

Descreva o problema que está sendo enfrentado, para que possamos analisar e propor a melhor solução.

Em caso de dúvidas Fale conosco

8. Eu preciso de um layout exclusivo. A PrestaBR pode desenvolver?

Claro! Temos alguns parceiros especializados nesse tipo de desenvolvimento. E assim que o layout estiver perfeito para sua loja virtual, nós desenvolvemos o tema exclusivo para ela. Basta escolher o plano que melhor atenda as suas necessidades (A partir do Plano Prata).

9. Minha loja virtual PrestaShop pode ser integrada com qualquer ERP?

Teoricamente, sim. Basta que o ERP em questão tenha uma forma de comunicação externa automática (API/WebService), para que seja integrada.

Caso sua empresa ainda não possua um ERP e tenha interesse em contratar, a PrestaBR auxilia você no processo de escolha da melhor solução para administrar seu negócio.

10. Tenho alguns problemas com minha loja virtual PrestaShop. A PrestaBR pode me ajudar?

Certamente que sim. Boa parte dos clientes chegam até nós dessa maneira.

Infelizmente, em alguns casos, a loja virtual pode ter sido muito modificada, de forma incorreta, e após nossa avaliação pode ser necessário refazer a loja virtual inteira. Nesses casos, essa é a melhor opção e, geralmente, com o menor custo.

Descreva o problema que está sendo enfrentado, para que possamos analisar e propor a melhor solução.

Em caso de dúvidas Fale conosco

11. Quero atualizar minha loja virtual, mudar o layout e incluir algumas funcionalidades. A PrestaBR faz esse tipo de serviço?

Sim, fazemos. Em geral, atualizar a loja virtual para versões mais recentes, por exemplo, 1.4 para 1.5 para 1.6, requer a implantação de um novo layout (Tema), pois eles não são compatíveis entre versões recentes, nesse caso, o custo pode ser baseado em um dos nossos planos.

Descreva o problema que está sendo enfrentado, para que possamos analisar e propor a melhor solução.

Em caso de dúvidas Fale conosco

12. Já tenho um layout (Tema) para a minha loja virtual, mas quero modificá-lo e incluir algumas funcionalidades. A PrestaBR faz isso?

Em geral, sim. Mas depende muito do que você precisa.

De acordo com a necessidade de alteração, pode se enquadrar na questão acima (Atualizar minha loja virtual, mudar o layout e incluir algumas funcionalidades).

13. Qual a melhor opção de meio de pagamento para minha loja virtual?

Cada projeto possui uma necessidade específica. Nós analisamos cada caso para que possamos decidir em conjunto.

Em geral a melhor opção, com a maior taxa de conversão, é a modalidade de pagamento via cartão de crédito com checkout transparente, pela Integração Direta com a Operadora CIELO.

Mas dependendo do caso, pode ser melhor integrar com um intermediador de pagamentos (Moip, PagSeguro, etc.). Por exemplo, quando a empresa precisa receber os valores em uma única parcela, de uma vez, as administradoras de cartão repassam parceladamente, de acordo com o pagamento do cliente, ou não pode administrar a análise de risco/fraude internamente.

Além disso é importante oferecer ao cliente a opção de pagamento à vista (Boleto Bancário e/ou Crédito em Conta), se possível com desconto percentual ou valor fixo.

14. Eu já tenho uma loja virtual em PrestaShop, gostaria apenas de integrar a emissão de NF-e ao sistema. É possível?

Sim, é possível. A PrestaBR desenvolveu e manteve o módulo de emissão de NF-e, da NFe4Web, atualizado para o público até a versão 1.6.x da PrestaShop. O módulo é gratuito e está à disposição de todos. Eventualmente é necessário realizar alguns ajustes técnicos complexos na loja virtual para que o módulo funcione perfeitamente.

A PrestaBR disponibiliza a emissão de NF-e em todos os Planos como funcionalidade básica. Mas a PrestaBR não se responsabiliza por integrações de terceiros e também não realiza integrações fora de seus planos.

15. A PrestaBR faz e-Marketing / SEM / SEO?

Sim. Temos parceiros especializados em Marketing Digital para E-commerce.

Descreva o problema que está sendo enfrentado, para que possamos analisar e propor a melhor solução.

Em caso de dúvidas Fale conosco

PrestaShop + PrestaBR