SEO Prestashop

SEO - Plataforma PrestaShop

Introdução

A internet tornou-se referência para a busca de qualquer informação. E os mecanismos de pesquisa tornaram-se um recurso fundamental para pessoas que procuram por uma empresa, produto ou serviço.

Em contrapartida, de nada adianta estar presente nos buscadores se seu público não conseguir te encontrar. É justamente para isso que servem as técnicas de otimização de sites para os mecanismos de busca, ou simplesmente SEO (do inglês Search Engine Optimization).

Esta página ajudará você a compreender melhor todos os aspectos do processo.

O que é SEM?

SEM (Do inglês: Search Engine Marketing) é um conjunto de técnicas de Marketing Digital que tem como objetivo promover um site nos resultados de um buscador (Ex: Google, Yahoo, Bing, etc.).

Ele é dividido em duas categorias principais:

  • SEO, que visa a otimização de palavras-chave, conteúdo, links, fatores on page e off page, redes sociais, organização do site, e até mesmo a usabilidade para otimização nas páginas de resultado. SEO é a parte mais relevante do SEM, representando a médio-longo prazo um aumento real de tráfego no site.

  • Links pagos, que podem ser de links patrocinados (como o Adwords) ou ainda de inclusão paga. Os links patrocinados oferecem um modelo chamado PPC (Pague Por Clique). Já na inclusão paga, você paga pela exibição do link do seu site em um diretório, ou em um site relacionado ao assunto. Com os links pagos seu site tem um ganho de tráfego em curto/médio prazo.

Como a ideia é ter resultados sustentáveis, vamos focar em SEO.

Busca Orgânica e Links Patrocinados

Uma Página de Resultados de Busca é composta por 02 (dois) conjuntos de resultados quando uma pesquisa é feita: Os resultados de busca orgânica, os resultados pagos e os links patrocinados. Não é possível pagar ao Google para listar um site entre os resultados da busca orgânica, ao contrário dos links patrocinados, onde diversos sites concorrem pagando ao Google para aparecer:

Google

Para aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica o SEO é a melhor ferramenta. Pode ser combinado com um investimento inicial em AdWords, Facebook, E-mail marketing, etc.

Técnicas de Otimização do Site

On-Page: técnicas de otimização para melhorar a estrutura de construção do site, como:

  • Títulos das páginas (Sempre coloque o nome do seu site e palavras-chave)
  • Meta tags (title e description)
  • Heading tags (h1, h2, h3, h4...)
  • Atributo alt e title em imagens (Utilize sempre conteúdo relacionado à imagem)
  • Domínio ideal (Correspondência exata com palavras-chave)
  • URL do arquivo (Prefira uma url curta e óbvia. Utilize hífen para separar)
  • Site responsivo
  • HTTPS
  • Conteúdo

Conteúdo

Este provavelmente é o item mais importantes do SEO. 

É preciso conquistar o leitor primeiro, caso contrário ele não irá ler o seu conteúdo.

Veja os exemplos: 

Texto Ruim
Wikipedia

Qual dos exemplos você achou mais organizado?

Aqui vão algumas dicas para você obter um bom padrão de conteúdo:

  • Título da página claro e destacado
  • Valorizar os primeiros parágrafos - esclareça o que o usuário encontra nesta página
  • Evite parágrafos introdutórios com enrolação
  • Escreva parágrafos curtos e visualmente separados
  • Imagens sempre bem feitas e relacionadas ao conteúdo
  • Use listas para destacar pontos importantes
  • Use subtítulos para especializar o conteúdo
  • Use negrito e itálico para destacar partes do texto
  • Cite referências e faça outros links
  • Não utilize textos longos a menos que seja extremamente necessário

Cabe ressaltar que a utilização correta do português, com o mínimo de erros, é fundamental. 
Ao final leia tudo o que escreveu, para se certificar de que está bom.

HTTPS

Além de ser um item básico de segurança em lojas virtuais, o Certificado SSL atualmente também é importante para o SEO.

Há alguns meses o Google passou a priorizar conteúdo seguro (criptografado: https://) em suas buscas, especialmente sites que guardam informações do usuário, como lojas virtuais

Assim, se dois sites com a mesma relevância aparecerem em uma busca, o site que possuir criptografia (https://) aparecerá primeiro

Simples assim.

Site Responsivo

Um site responsivo se adapta automaticamente ao dispositivo do usuário (celular, tablet, desktop), mudando sua aparência e disposição do conteúdo de acordo com o tamanho da tela do usuário.

Site Responsivo

Muito se discutiu sobre Responsividade x SEO, que talvez fosse melhor ter uma versão mobile para o site, etc., mas após a atualização do algoritmo do Google, há alguns meses atrás, ficou claro: Assim como os seguros citados acima, sites responsivos são priorizados, os que utilizam uma versão mobile ficam para segundo plano e, por último, os sites que não utilizam nenhuma dessas técnicas. 

Off-Page: Técnicas de otimização externas ao site para melhorar seu posicionamento.

  • Número de links externos (Links relevantes em outros sites direcionando para o seu)
  • Qualidade dos links externos (link building: Redes sociais, blogs, bookmarks, diretórios, etc.)
  • Texto âncora dos links externos (Utilize palavras-chave ou textos relevantes, nunca "clique aqui")
  • Idade de um domínio (Quanto mais tempo em atividade, melhor)

Usabilidade

O que é usabilidade?

Um site possui boa usabilidade quando o usuário o utiliza facilmente.
Possui navegação intuitiva quando o usuário entende de cara o propósito de cada página, encontra o que precisa rapidamente, acessando com facilidade exatamente o que procura.

Muitas pessoas não relacionam a usabilidade com o SEO. Mas o Google sim.

Há várias formas de trabalhar a usabilidade de um site:

  • Utilize linguagem simples e clara, sem rodeios
  • Links com títulos limpos, diretos
  • Pense na Navegação. Ela deve ser fácil e intuitiva
  • A estrutura do site deve ser facilmente entendida
  • Conteúdo objetivo e de qualidade
  • Evite generalizar assuntos, crie páginas específicas
  • Estrutura de links bem definida e de fácil entendimento
  • Mantenha formas de contato visíveis
  • Faça uma página com informações sobre você ou sua empresa

Benefícios da Usabilidade

Se você melhora a usabilidade da sua loja virtual, certamente irá aumentar as suas conversões, pois uma boa usabilidade passa muito mais confiança ao usuário.

Além disso, utilizando os fatores listados acima, seu site será encontrado pelos mecanismos de busca muito mais facilmente. Consequentemente aumentará o seu tráfego.

Ferramentas de Análise 

1. Google Analytics

Permite que você analise em tempo real as vendas e conversões, o comportamento dos usuários do seu site, como chegaram até ele e dá a você dicas do que fazer para que eles retornem.

Google Analytics

2. Google WebMasters

Permite que você monitore o desempenho do seu site na pesquisa com o Google Search Console. Ele identifica problemas no rastreamento de alguma área do site, se uma solução precisa ser atualizada, ou mesmo se aconteceram mudanças bruscas no tráfego do seu site.

Google WebMasters

É isso. Esperamos que tenha gostado.  

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